SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2One teacher, one curriculum?: A study with two mathematics teachers of the middle schoolEducation, geography and the challenge of new technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

JULIO, Josimeire Meneses  and  VAZ, Arnaldo de Moura. Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.183-210. ISSN 0871-9187.

No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe - gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem.

Keywords : Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )