SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científicaCurrículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular: Estudo de processos de recontextualização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MARTA, Margarida  y  LOPES, Amélia. Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última década. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.29-52. ISSN 0871-9187.

Com o objectivo de aprofundar os efeitos das experiências de trabalho no sector público nas identidades de educadores de infância, neste artigo apresentam-se e comparam-se resultados de dois estudos - um realizado em 2002 e outro em 2009. No primeiro estudaram-se educadores com experiência apenas no sector público ou apenas no sector privado, e no segundo estudaram-se também percursos mistos. Nos dois casos, os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial de Marisa Zavalloni. Os resultados indicam a existência de aproximações entre as identidades típicas de cada sector, que podem ser imputadas ao carácter misto da maioria dos percursos, mas também, entre outros, às mudanças verificadas no sector público em função da criação dos Agrupamentos de Escola. Indicam também que as experiências no sector público se traduzem na emergência de uma identidade típica desse sector, a qual se orienta por princípios que usualmente definem a educação pública.

Palabras clave : Construção de identidades profissionais; Educação de infância; Contextos de trabalho; Educação pública.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )