SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Public sector and professional identities in pre-school education: transformations and continuities over the last decadeTeaching and learning Portuguese Foreign Language: needs and representations of students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

CALADO, Sílvia  and  NEVES, Isabel Pestana. Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular: Estudo de processos de recontextualização. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.53-93. ISSN 0871-9187.

O estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula baixa representatividade da metaciência e baixo grau de relações intradisciplinares, de exigência conceptual e de explicitação dos critérios de avaliação, sobretudo a do manual mais seleccionado. Verifica-se um elevado grau de recontextualização da mensagem do currículo. Estes resultados levantam questões sobre o nível da aprendizagem científica em contexto de flexibilidade curricular, dado o maior controlo conferido aos autores de manuais/professores.

Keywords : Manuais escolares; Educação científica; Processos de recontextualização; Flexibilidade curricular.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )