SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última décadaEnsino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CALADO, Sílvia  e  NEVES, Isabel Pestana. Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular: Estudo de processos de recontextualização. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.53-93. ISSN 0871-9187.

O estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula baixa representatividade da metaciência e baixo grau de relações intradisciplinares, de exigência conceptual e de explicitação dos critérios de avaliação, sobretudo a do manual mais seleccionado. Verifica-se um elevado grau de recontextualização da mensagem do currículo. Estes resultados levantam questões sobre o nível da aprendizagem científica em contexto de flexibilidade curricular, dado o maior controlo conferido aos autores de manuais/professores.

Palavras-chave : Manuais escolares; Educação científica; Processos de recontextualização; Flexibilidade curricular.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )