Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187
Resumen
GONCALVES, Carolina. Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.95-111. ISSN 0871-9187.
O tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo.
Palabras clave : Língua não materna; Língua de escolarização; Ensino e aprendizagem; Sucesso escolar.