SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular: Estudo de processos de recontextualizaçãoPrograma de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

GONCALVES, Carolina. Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.95-111. ISSN 0871-9187.

O tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo.

Palavras-chave : Língua não materna; Língua de escolarização; Ensino e aprendizagem; Sucesso escolar.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )