SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunosEducación y el fascismo en el brasil: escolarización de la infancia y el estado nuevo (1937-1945) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

FIGUEIREDO, Sandra  y  SILVA, Carlos Fernandes da. Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.113-136. ISSN 0871-9187.

O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos.

Palabras clave : Intervenção educativa; Instrumento de avaliação; Percepção fonética; Língua Segunda.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )