SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Education and fascism in brazil: the schooling of childhood and the new state (1937-1945)Maturity, academic performance, reasoning ability and socio-economic status in 6 and 13 years old children from lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

LEONARDO, António J.; MARTINS, Décio R.  and  FIOLHAIS, Carlos. O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.165-191. ISSN 0871-9187.

Analisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.

Keywords : Ensino secundário; Instituto de Coimbra; ILE; Primeira República.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )