SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Maturidade, desempenho académico, capacidade de raciocínio e estatuto sócio-económico em crianças de Lisboa entre os 6 e os 13 anos de idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

GONCALVES, Teresa N. R.. Ciências da Educação e Ciências Cognitivas: Contributos para uma abordagem transdisciplinar. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.217-239. ISSN 0871-9187.

O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas.

Palabras clave : Educação; Cognição; Complexidade; Transdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )