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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

GONCALVES, Teresa N. R.. Ciências da Educação e Ciências Cognitivas: Contributos para uma abordagem transdisciplinar. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.217-239. ISSN 0871-9187.

O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas.

Palavras-chave : Educação; Cognição; Complexidade; Transdisciplinaridade.

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