SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Building the relationship school-educational community: an exploratory approach in the municipality of AlmadaThe leadership of schools in three portuguese regions: A view from external evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

CORREIA, Wilson  and  CARVALHO, Iolanda. Práxis educativa: tempo, pensamento e sociedade. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.63-87. ISSN 0871-9187.

O tema deste artigo é a práxis educativa, pensada mediante a articulação dos conceitos de tempo, pensamento e sociedade. Foi realizado à luz das diretrizes da pesquisa conceitual. Defende a preocupação com a educação do presente para o homem e a mulher concretos, não idealmente concebidos. Analisa os modelos societários capitalista e socialista e preconiza o enfrentamento do desafio de criarmos um modelo societário e um estilo existencial que se baseiem nos valores da justiça e da liberdade, justificativas últimas para que o professor e a professora possam mobilizar os saberes de que são portadores em situações reais de ensino e aprendizagem.

Keywords : Práxis educativa; Tempo; Pensamento; Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )