SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Práxis educativa: tempo, pensamento e sociedadeFormação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

QUINTAS, Helena  e  GONCALVES, José Alberto Mendonça. A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.89-116. ISSN 0871-9187.

A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de escolas de três regiões portuguesas (Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo), com base na análise de conteúdo efetuada aos relatórios de avaliação externa produzidos pelas equipas da Inspeção-Geral da Educação nos anos letivos de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/20091. O estudo teve como objetivos compreender como as organizações educativas põem em prática a sua visão de escola e como implementam a partilha e a circulação da informação para darem consecução a metas e propósitos que estabeleceram, dando assim corpo à linha hierárquica de exercício do poder. A análise dos dados agora efetuada permitiu-nos traçar um "perfil" das lideranças das escolas e agrupamentos de escolas avaliados, embora consideremos que os seus resultados não possam ser extrapolados, dados os limites da redação dos relatórios de avaliação externa e o facto de estes serem produzidos por equipas diferentes de região para região e nas próprias regiões.

Palavras-chave : Avaliação externa das escolas; Relatórios de avaliação; Liderança; Exercício da liderança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )