SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The leadership of schools in three portuguese regions: A view from external evaluationAdult and elderly literacy education or just reading and writing? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SARMENTO, Dirléia Fanfa  and  FOSSATTI, Paulo. Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.117-140. ISSN 0871-9187.

O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.

Keywords : Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )