SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externaAlfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SARMENTO, Dirléia Fanfa  e  FOSSATTI, Paulo. Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.117-140. ISSN 0871-9187.

O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave : Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )