SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Alfabetização de idosos e adultos ou leitura e escrita?O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira: Uma visão curricular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

OLIVEIRA, Ana de. Políticas curriculares: a luta pela significação no campo da disciplina História. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.167-195. ISSN 0871-9187.

Este artigo tem como foco a atuação da comunidade disciplinar de História, na interface que essa comunidade estabelece com o ensino da disciplina e com as políticas curriculares no Brasil, nos anos de 1980. Tendo como matriz a concepção de currículo que confere centralidade aos conceitos de poder e cultura, articulo os aportes teórico-metodológicos da História das Disciplinas Escolares a outras noções, conceitos e categorias tomadas da Teoria do Discurso. Apresento como, no caso brasileiro, um número significativo de atores sociais esteve envolvido em múltiplos processos de articulação e expressou, em textos e discursos, diferentes tendências em relação ao ensino da disciplina. Concluo indicando possíveis questões suscitadas pela análise do Decreto-lei nº 43/2007, que em Portugal regula o Mestrado em Ensino de História e Ensino de Geografia, destacando a tensão entre as disciplinas História e Estudos Sociais.

Palavras-chave : Estudos Sociais; Políticas curriculares; Teoria do Discurso.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )