SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Curricular policies: the struggle for meaning in the field of historyTutoring among students: a work proposal which priorizes learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SEABRA, Filipa Barreto de. O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira: Uma visão curricular. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.197-216. ISSN 0871-9187.

Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar - com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação - uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral.

Keywords : Currículo; Regionalização; Expressão Musical; Educação Artística.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )