SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira: Uma visão curricularLos recursos educativos y la utilización de las tic en la enseñanza secundaria de las matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Rev. Port. de Educação [online]. 2012, vol.25, n.2, pp.217-240. ISSN 0871-9187.

O propósito deste artigo é refletir sobre tutoria, entendida como uma estratégia de ensino e aprendizagem, utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa, realizada através da parceria entre alunos. Explorou-se, historicamente, o desenvolvimento de aspectos conceituais e estabeleceu-se como ponto de referência o estudo da tutoria na atualidade. Com esse suporte teórico, foi realizado trabalho de tutoria entre estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. Depois de efetivada a atividade, desenvolvida durante um semestre, aplicou-se instrumento para aquilatar a pertinência da atuação dos alunos com essa proposta de trabalho. Os dados levantados permitem afirmar que esta forma de atuação oportunizou uma aprendizagem colaborativa, ativa, interativa, mediada e autorregulada.

Palabras clave : Tutoria; Ensino; Aprendizagem entre estudantes.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )