SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A propagação da crença escolar ou o "contágio da convicção": Os ritos de instituição no romance O Ateneu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

GONCALVES, Susana. Identidade sociomoral, modelos sociais e socialização dos valores. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.07-36. ISSN 0871-9187.

Neste artigo apresenta-se um estudo sobre o impacte das experiências educativas formais e informais sobre a identidade psicossocial dos estudantes do Ensino Superior. O estudo, baseado num inquérito psicossocial, conta com uma amostra de 860 sujeitos (estudantes do Ensino Superior) e está centrado na esfera não-comportamental da moralidade, nomeadamente nas crenças acerca do self e na representação de bem e excelência. Os estudantes foram inquiridos acerca dos seus modelos sociais de excelência, i.e., pessoas que consideram exemplares devido às suas palavras e ações. A metodologia da análise de conteúdo permitiu catalogar as características consideradas como critério para que uma pessoa seja considerada exemplar e um modelo de excelência a seguir; a partir destes critérios inferimos os valores dos estudantes. Os resultados permitem-nos concluir que os padrões de excelência sociomoral não são influenciados pela experiência académica no Ensino Superior. Fatores demográficos, como o sexo e a experiência no contexto familiar, assim como também o estilo educativo parental, são mais influentes na determinação dos valores e crenças sociais e morais dos estudantes do Ensino Superior.

Palabras clave : Identidade; Moralidade; Valores sociomorais; Estudante do Ensino Superior.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )