SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Identidade sociomoral, modelos sociais e socialização dos valoresA Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA): Um marco na europeização da agenda pública do setor índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SANTOS, Tiago Ribeiro  e  MARCHI, Rita de Cássia. A propagação da crença escolar ou o "contágio da convicção": Os ritos de instituição no romance O Ateneu. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.37-57. ISSN 0871-9187.

Este artigo, na interface da sociologia da educação com a história da educação, apresenta uma análise dos ritos de instituição descritos no romance O Ateneu, de autoria do escritor brasileiro Raul Pompeia, publicado originalmente em 1888. O romance retrata o cotidiano escolar de um colégio de elite da época. Os ritos de instituição no colégio Ateneu atuam no sentido de produzir - reproduzindo - a crença na vida escolar, estabelecendo diferenças entre os indivíduos a que são direcionados. Nesse sentido, os ritos escolares atuam no convencimento dos agentes à adesão e participação nas diversas atividades do colégio, orquestrando de forma coletiva os diversos interesses, disposições e modos de conduta.

Palavras-chave : Ritos de instituição; Vida escolar; Romance.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )