SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1National institute for adult education and training (anefa): A landmark on the Europeanisation of the public agenda in the sectorImplementing new pedagogical practices in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

SA, Patrícia  and  PAIXAO, Fátima. Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.87-114. ISSN 0871-9187.

Neste artigo temos como principal finalidade contribuir, através da análise reflexiva de perspetivas avançadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre outros), para a clarificação da noção de competência, assumindo uma perspetiva integrada e sistémica do conceito. Pretendemos, deste modo, colaborar para o esclarecimento de uma perspetiva global e integradora desta noção, que assuma as suas múltiplas dimensões, conteúdos e elementos no sentido da sua utilização partilhada, de modo mais incidente no domínio da Educação. Para tal, após uma curta introdução, o presente artigo defende a importância da clarificação conceptual da noção de competência, apresenta uma breve evolução do conceito e sistematiza as principais divergências e convergências encontradas nos entendimentos avançados pelos autores analisados.

Keywords : Competência; Evolução do conceito; Perspetiva integrada e sistémica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )