SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Agencia nacional de educación y formación de personas adultas (anefa): Un punto de referencia en la europeización de la agenda pública en el sectorImplementación de nuevas prácticas pedagógicas en la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

SA, Patrícia  y  PAIXAO, Fátima. Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.87-114. ISSN 0871-9187.

Neste artigo temos como principal finalidade contribuir, através da análise reflexiva de perspetivas avançadas por diferentes autores (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; entre outros), para a clarificação da noção de competência, assumindo uma perspetiva integrada e sistémica do conceito. Pretendemos, deste modo, colaborar para o esclarecimento de uma perspetiva global e integradora desta noção, que assuma as suas múltiplas dimensões, conteúdos e elementos no sentido da sua utilização partilhada, de modo mais incidente no domínio da Educação. Para tal, após uma curta introdução, o presente artigo defende a importância da clarificação conceptual da noção de competência, apresenta uma breve evolução do conceito e sistematiza as principais divergências e convergências encontradas nos entendimentos avançados pelos autores analisados.

Palabras clave : Competência; Evolução do conceito; Perspetiva integrada e sistémica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )