SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Contributions to competence concept clarification in an integrated and systemic approachBlended learning Training ecosystems in the university practice: Valuation of the students and their effect on the learning style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

RAMOS, Ana et al. Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.115-141. ISSN 0871-9187.

A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.

Keywords : ConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )