SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Implementing new pedagogical practices in Higher EducationScience curriculum for primary school: Study of (dis)continuities in the pedagogical message author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ARREGUI, Emilio Álvarez; MARTIN, Alejandro Rodríguez  and  GONCALVES, Fernando Ribeiro. Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária: Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.143-177. ISSN 0871-9187.

Neste artigo compilamos os resultados obtidos numa investigação longitudinal sobre ecossistemas de formação blended learning ou B-learning que estamos a desenvolver em colaboração com a Universidade do Algarve e centros de inovação espanhóis e suíços. Nesta ocasião, apresentamos a avaliação dos estudantes sobre a sua implementação no 5º curso da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo. A amostra é constituída por 120 estudantes. A metodologia é quantitativa e os instrumentos empregados são o Questionário EcoFAE (elaboração própria), Questionário de Estilos de Aprendizagem-CHAEA e Index of Learning Styles-ILS. Os resultados indicam uma avaliação positiva do modelo de formação exibido, pois este facilita a gestão e construção colaborativa do conhecimento, com a sua respetiva projeção no contexto laboral devido à participação de profissionais externos, e porque melhora os estilos de aprendizagem dos estudantes.

Keywords : Educação Superior; Metodologia; Ecossistema; Aprendizagem semipresencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )