SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária: Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagemCurrículo e práticas pedagógicas: Uma análise sociológica de textos e contextos da educação em ciências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SILVA, Preciosa; MORAIS, Ana Maria  e  NEVES, Isabel Pestana. O currículo de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de (des)continuidades na mensagem pedagógica. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.179-217. ISSN 0871-9187.

O estudo centra-se na análise do currículo de Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisa-se a diferença nas mensagens veiculadas pelos documentos Competências Essenciais - Estudo do Meio e Programa do Estudo do Meio relativamente ao que se ensina e à forma como se ensina e discutem-se as possíveis implicações dessa diferença nas práticas dos professores. Teoricamente, o estudo fundamenta-se em perspetivas psicológicas e sociológicas, com particular ênfase na teoria do discurso pedagógico de Bernstein, e metodologicamente recorre a uma metodologia mista. Relativamente ao que se ensina, analisou-se a complexidade dos conhecimentos de ciências e a complexidade das capacidades investigativas. Quanto à forma como se ensina, analisou-se as relações professor-aluno e escola-comunidade, e ainda as relações entre discursos e entre espaços. Os resultados mostram que o documento das Competências Essenciais apela mais à conceptualização das aprendizagens do que o Programa e veicula uma prática pedagógica mais centrada no aluno. Tratando-se de documentos que coexistem há dez anos, estas diferenças poderão estar a repercutir-se negativamente nas práticas dos professores e, também, na ação dos autores dos manuais escolares. O estudo fornece, assim, dados de reflexão sobre os princípios que norteiam o currículo de Ciências no 1º Ciclo e o seu possível reflexo no ensino e aprendizagem das Ciências.

Palavras-chave : Currículos; 1º Ciclo do Ensino Básico; Educação em ciências.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )