SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The use of educational materials in mathematics: a study in the 1st cycleManaging diversity: benefits of cooperative learning to build inclusive classrooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

DIAS, Maria Leonor da Costa; LOUREIRO, Maria João de Miranda Nazaré  and  LOUREIRO, Maria Isabel Guedes. Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.1, pp.287-306. ISSN 0871-9187.

Planear intervenções pertinentes e eficazes no âmbito da Educação para a Saúde (EpS) em meio escolar determina a implementação de procedimentos de avaliação que traduzam, não só um balanço da ação desenvolvida, mas contribuam, igualmente, para a reflexão em torno do processo de implementação da EpS na realidade escolar portuguesa, com vista à otimização qualitativa das intervenções. À luz deste pressuposto, e visando estabelecer uma ligação entre a análise teórica e a reflexão a partir de uma prática concreta, o presente artigo tem como objetivos: (i) apresentar o modelo avaliativo instituído no estudo multicasos de índole qualitativa "Escola, Saúde e Sociedade: Estudos de Avaliação de Projetos de Educação para a Saúde", que se desenvolveu entre 2009/2011; (ii) divulgar as práticas de referência usadas num dos Projetos de Educação para a Saúde envolvidos no estudo, o qual evidenciou os critérios de qualidade que podem levar a considerá-lo como um ‘bom’ projeto.

Keywords : Escola; Projetos de Educação para a Saúde; Avaliação; Práticas de referência.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )