SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Human Rights: from theoretical possibility to practical (im)possibility in an age of inherent inequalitiesDemocracy, justice and human rights: blind spots of humanist discourse in the age of markets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

GOMES, Cândido Alberto  and  LIRA, Adriana. Direitos humanos: utopia num mundo distópico?. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.2, pp.159-178. ISSN 0871-9187.

Este artigo indaga se os direitos humanos seriam parte de uma utopia da modernidade, que se desvanecem ante distopias e desafios da sociedade contemporânea. Analisando a trajetória histórica dos direitos humanos, verifica-se que se compõe de períodos de emergência e latência. Uma visão da situação atual evidencia significativos avanços no que se refere às normas, monitoramento, denúncia e consciência dos mesmos, apesar das contradições, especialmente entre as normas e sua aplicação pelos Estados nacionais soberanos. A literatura sugere que tais avanços se devem menos às sanções que à consciência em face da legitimidade moral dos direitos humanos, o que ressalta a importância da educação, tanto escolar como extraescolar. No que tange à escola, requer transformações profundas: conhecer melhor os educandos e construir clima baseado no exemplo da prática e respeito dos direitos humanos. Os currículos precisam abranger a interdisciplinaridade e métodos que incentivem a atuação dos alunos como protagonistas.

Keywords : Direitos humanos; Educação para os direitos humanos; Currículos; Modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )