Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
BRANCO, António. Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.55-77. ISSN 0871-9187.
A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.
Palavras-chave : Pedagogia teatral; Formação de não-atores.