SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1La enseñanza de la lectura y de la literatura en la educación secundaria en Brasil: Controversias, diversidad e polifoníaOs fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

PIVETTA, Hedioneia Maria F.  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.111-132. ISSN 0871-9187.

O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se a partir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diário de aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos: (1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e inter-relacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores.

Palabras clave : Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )