SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Adult students in Higher Education: What motivates and what challenges them in their return to academic lifeWork projects: A teacher integrative experiment in teachers’ preparation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MEIRINHO, Susana  and  GALVAO, Cecília. Processo de supervisão em jardim de infância: Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.57-81. ISSN 0871-9187.

Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento, permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e, consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias, as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas.

Keywords : Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )