SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Los estudiantes adultos en la Educación Superior: Lo que les motiva y desafía en el retorno a la vida académicaOs projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

MEIRINHO, Susana  y  GALVAO, Cecília. Processo de supervisão em jardim de infância: Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.57-81. ISSN 0871-9187.

Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento, permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e, consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias, as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas.

Palabras clave : Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )