SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Processo de supervisão em jardim de infância: Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissionalLas tecnologías digitales en la administración de la escuela: Las prácticas, el dominio y las necesidades de formación de los directores de las escuelas en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

NETO, Eulália. Os projetos de trabalho: Uma experiência integradora na formação inicial de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.83-107. ISSN 0871-9187.

O presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo-classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia-se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe.

Palabras clave : Formação inicial de professores; Currículo integrado; Projetos integradores.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )