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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187
Resumen
ANTUNES, Maria P. Lobo y GALVAO, Cecília. Manuais escolares de Ciências Naturais de 8º ano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.139-169. ISSN 0871-9187.
Este artigo incide na análise das atividades de aprendizagem e avaliação formativa da unidade curricular "Gestão Sustentável dos Recursos" (GSR) em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Tem o objetivo de verificar qual a sintonia entre o modelo de desenvolvimento de competências proposto nos manuais e o promovido pela avaliação em literacia científica do PISA 2006. Assente numa investigação de caráter qualitativo, o fundamento teórico acorda com a estrutura conceptual do PISA 2006. Os manuais foram selecionados segundo o critério "manual mais adotado num distrito". Os resultados revelaram uma ênfase no desenvolvimento de competências assente na aquisição de conhecimento factual como verificação da capacidade de ler e compreender o contexto, desligado das ideias e conceitos que complementam as competências. Revelam ainda ausência de situações de aprendizagem que promovam o conhecimento e a compreensão da ciência.
Palabras clave : Currículo; Manuais escolares; Competências; PISA 2006.