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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

FONSECA, Jesuína et al. Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.171-199. ISSN 0871-9187.

O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos, apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso de estratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que a participação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.

Palabras clave : Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; Oficina.

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