SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Abnormal times and new fantasies. New trends in human rights, justice and educationEvaluation of the National Program of Portuguese Language Teaching (PNEP) in primary school: Students' perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ALONSO, José Domínguez; CASTEDO, Antonio López; JUSTEI, Margarita Rosa Pino  and  VARELA, Elia Vázquez. Integração ou inclusão: O dilema educativo na atenção à diversidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.31-50. ISSN 0871-9187.

O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.

Keywords : Educação inclusiva; Integração; Atenção à diversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License