SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educaçãoEvaluación del Programa Nacional de Enseñanza de la Lengua Portuguesa (PNEP) en la educación primaria: Las percepciones de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

ALONSO, José Domínguez; CASTEDO, Antonio López; JUSTEI, Margarita Rosa Pino  y  VARELA, Elia Vázquez. Integração ou inclusão: O dilema educativo na atenção à diversidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.31-50. ISSN 0871-9187.

O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.

Palabras clave : Educação inclusiva; Integração; Atenção à diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons