SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Tempos anormais e novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educaçãoAvaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: As perceções dos alunos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

ALONSO, José Domínguez; CASTEDO, Antonio López; JUSTEI, Margarita Rosa Pino  e  VARELA, Elia Vázquez. Integração ou inclusão: O dilema educativo na atenção à diversidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.31-50. ISSN 0871-9187.

O sistema educativo espanhol advoga a inclusão educativa na atenção à diversidade dos alunos nos centros de ensino obrigatório. Realizou-se uma investigação qualitativa-quantitativa, cujo objetivo era comprovar a substituição paulatina da perspetiva integradora pelas práticas inclusivas nos centros educativos. Assim, os métodos foram implementados de maneira sequencial: numa primera etapa recolheram-se e analisaram-se os dados qualitativos (grupos de enfoque) e, numa segunda fase, recolheram-se e examinaram-se dados quantitativos (inquérito de opinião). A primeira análise mostra um predomínio de aspetos que dificultam a atenção à diversidade (64%), face aos que a favorecem (36%). A segunda reflete um predomínio do modelo de integração (74%), em detrimento do modelo de inclusão (26%). Além disso, a análise inferencial revela que quanto maior for a experiência docente, menor é a atenção concedida à diversidade, e vice-versa.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Integração; Atenção à diversidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons