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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

PEREIRA, Íris; BRAGAI, Ana Cristina  y  RIANO, Xosé González. Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: As perceções dos alunos. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.51-86. ISSN 0871-9187.

Este artigo apresenta um estudo das perceções dos alunos sobre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), um programa de formação contínua de professores de 1.º ciclo criado com a finalidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem do português naquele ciclo de escolaridade e implementado no contexto da atividade profissional. Os resultados da análise quantitativa de dados, recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado aos alunos no final da formação de 2009-2010 no núcleo regional de formação sedeado na Universidade do Minho, revelam representações muito positivas dos alunos sobre o processo de aprendizagem e sobre os conteúdos de aprendizagem experimentados. Estes dados apontam para a validade da conceção da pedagogia da língua que sustentou o PNEP, ilustram a perceção positiva que os professores-formandos revelaram sobre o seu próprio processo de desenvolvimento profissional e constituem-se como caso ilustrativo da exequibilidade da realização de inquéritos com crianças pequenas.

Palabras clave : Ensino da língua no 1.º ciclo; Formação contínua de professores; Perceções; Alunos.

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