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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

SILVA, José Castro  y  SILVA, Manuela Marques. Colaboração entre professores e autoeficácia docente: Que relações?. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.87-109. ISSN 0871-9187.

Este artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objetivo estudar a influência da autoeficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas dos 2º e 3º ciclos de Portugal continental. O instrumento utilizado é constituído por três escalas. A primeira escala identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores, a segunda mede os interesses por colaboração e a última escala avalia as crenças de autoeficácia docente. Os principais resultados sugerem que os professores que se autopercecionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de autoeficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. A par da recetividade à colaboração, foi detetada uma associação entre a perceção da autoeficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração, concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja autoavaliação da sua eficácia docente é mais elevada.

Palabras clave : Colaboração entre professores; Autoeficácia docente; Práticas de colaboração; Interesse por colaboração.

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