SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The musical training of teachers in CEIPS in GaliciaEvaluation of the implementation of Sexual Education in schools in Algarve: The perspective of educational actors responsible for Health Education/Sexual Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

LEMES, Núbia Cristina dos Santos  and  CEDRO, Wellington Lima. Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.133-154. ISSN 0871-9187.

Este artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.

Keywords : Formação de professores; Ensino de álgebra; Teoria histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License