SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Evaluation of the implementation of Sexual Education in schools in Algarve: The perspective of educational actors responsible for Health Education/Sexual EducationConceptions about child development in the perspective of educators in public and private daycare centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

COSTA, António Pedro  and  OLIVEIRA, Lia Raquel. Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.183-188. ISSN 0871-9187.

Este texto constitui a nota introdutória ao núcleo temático deste número, dedicado à investigação qualitativa. Nele se discute a investigação qualitativa em educação e sua relação com o movimento do professor-investigador, enquanto profissional reflexivo que problematiza a prática e aprende a partir da análise da mesma, recorrendo a métodos e técnicas variados. Os cinco textos do núcleo, apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015) no Brasil, e cuja sinopse se apresenta aqui, debruçam-se sobre estudos em contexto de formação, escola, sala de aula e de análise da literatura. Eles mostram de que modo o professorinvestigador se pode tornar um cientista social que usa os resultados do conhecimento produzido para melhorar as aprendizagens dos alunos.

Keywords : Investigação qualitativa; 4º Congresso Ibero-Americano; Professor-investigador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License