SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Conceptions about child development in the perspective of educators in public and private daycare centersCritical thinking in the context of clinical practice: The need to reinvent pharmacy education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

ESTRADA, Patricia López  and  CHACON, Ana María. Tensões de uma professora de 1º ano de Espanhol num programa de imersão bilingue ‘two-way'. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.211-229. ISSN 0871-9187.

Este estudo descreve as tensões sentidas por uma professora de 1º ano numa sala de aula de imersão bilingue ‘two-way'. Baseando-se na análise indutiva de Hatch (2002), sob a forma de análise de domínio (domain analysis), os dados do estudo foram obtidos através de duas entrevistas a uma professora no ano letivo de 2009-2010. Os resultados indicam que a professora bilingue detém crenças fortes acerca da importância de proporcionar aos alunos oportunidades de explorar a língua minoritária (Espanhol). Contudo, a professora manifesta preocupações de âmbito linguístico e académico no desempenho da sua tarefa. O estudo alerta para as tensões inerentes a trabalhar com o Espanhol e o Inglês num contexto de imersão bilingue ‘two-way'.

Keywords : Programas de imersão ‘two-way'; Educação bilingue; Aprendizagem de uma língua segunda.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License