SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Concepciones sobre el desarrollo infantil en la perspectiva de educadoras en guarderías públicas y privadasEl pensamiento crítico en el contexto de la práctica clínica: La necesidad de reinventar la educación farmacéutica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

ESTRADA, Patricia López  y  CHACON, Ana María. Tensões de uma professora de 1º ano de Espanhol num programa de imersão bilingue ‘two-way'. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.211-229. ISSN 0871-9187.

Este estudo descreve as tensões sentidas por uma professora de 1º ano numa sala de aula de imersão bilingue ‘two-way'. Baseando-se na análise indutiva de Hatch (2002), sob a forma de análise de domínio (domain analysis), os dados do estudo foram obtidos através de duas entrevistas a uma professora no ano letivo de 2009-2010. Os resultados indicam que a professora bilingue detém crenças fortes acerca da importância de proporcionar aos alunos oportunidades de explorar a língua minoritária (Espanhol). Contudo, a professora manifesta preocupações de âmbito linguístico e académico no desempenho da sua tarefa. O estudo alerta para as tensões inerentes a trabalhar com o Espanhol e o Inglês num contexto de imersão bilingue ‘two-way'.

Palabras clave : Programas de imersão ‘two-way'; Educação bilingue; Aprendizagem de uma língua segunda.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons