SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2A teacher´s tensions in a Spanish first grade two-way bilingual immersion programInclusion in higher education: Perceptions of students with Special Educational Needs on entrance to university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

FREITAS, Erika Lourenço de  and  RAMALHO-DE-OLIVEIRA, Djenane. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: A necessidade de reinventar a educação farmacêutica. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.231-250. ISSN 0871-9187.

Com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas influenciam o desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de farmácia, os autores conduziram uma etnografia crítica utilizando os métodos de observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com estudantes e professores de uma das dez maiores Faculdades de Farmácia dos Estados Unidos. Os resultados que emergiram de dois semestres de pesquisa de campo mostram que o conhecimento farmacêutico tradicionalmente ensinado não é suficiente para preparar os estudantes para a prática clínica. A incorporação de experiências práticas e da filosofia e arcabouço teórico da atenção farmacêutica no currículo é necessária para preparar os estudantes para o cuidado direto das pessoas. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a construção de atividades de ensino que efetivamente desenvolvam competências essenciais nos futuros cuidadores.

Keywords : Educação farmacêutica; Prática clínica; Atenção farmacêutica; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License