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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PATTON, James R.  e  KIM, Min Kyung. A importância da planificação da transição para os alunos com necessidades especiais. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.9-26. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8713.

Este artigo analisa o processo de planificação da transição para a vida pós-escolar dos alunos com necessidades especiais. Este processo tem uma forte validade social, uma vez que uma das finalidades da educação é preparar os alunos para uma cidadania plena. Um processo de transição sistemático contribui para o aumento da probabilidade de estes alunos obterem melhores resultados no período pós-escolar. Este artigo aborda cinco aspetos fundamentais deste processo. No primeiro apresenta uma explicação do que pode ser considerado adequado para um funcionamento bem sucedido como adulto. No segundo analisa os elementos-chave/conceitos associados ao processo de transição. No terceiro é apresentado um breve resumo da literatura sobre transição. No quarto é apresentado um modelo que permite conceptualizar o processo de planificação da transição, considerando que a existência de um modelo deste tipo é útil na resposta às necessidades destes alunos. Por último, são apresentados possíveis contributos da escola, família e alunos para a planificação do processo de transição.

Palavras-chave : Transição; Planificação do processo de transição; Resultados no período pós-escolar; Funcionamento do adulto.

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