SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1The importance of transition planning for special needs studentsThe controversial inclusive education challenge: An invitation to think the human complexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

COELHO, Cristina Lúcia Maia  and  BASTOS, Claudio Lyra. Cognição espacial e intervenções psicopedagógicas no contexto da inclusão. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.27-49. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8453.

Ao longo do tempo, o conceito, a análise e a atenção prática das deficiências intelectuais e do desenvolvimento (DID) sofreram mudanças, ao se deslocarem de paradigmas médico-psicológicos para incluir enfoques educacionais. O objetivo deste estudo é analisar o impacto de intervenções baseadas na avaliação interativa com alunos com DID - com uso de programas computacionais e práticas como a construção de maquetes - na estimulação do desenvolvimento cognitivo potencial, nas dimensões visuoespaciais e lógicas. O texto constata que o potencial cognitivo de alunos com DID pode ser manifestado através de intervenções mediadas com ênfase nos processos metacognitivos, interacionais e afetivos. Ao destacar as possibilidades de expressão de funções cognitivas, como a espacial - em níveis bidimensionais e tridimensionais -, foi possível desenvolver o potencial de simbolização e abstração dos alunos. A linguagem tecnológica - como o Google Street View - se mostrou uma ferramenta da cultura contemporânea facilitadora na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.

Keywords : Deficiência intelectual e do desenvolvimento; Educação inclusiva; Tecnologia; Habilidades visuoespaciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License