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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

STRIEDER, Roque  e  NOGARO, Arnaldo. No controverso desafio da educação inclusiva: Um convite para pensar a complexidade humana. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.51-73. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8799.

Neste texto reconhece-se que fazer educação inclusiva exige olhar o ser humano de modo singular em contextos multidimensionais. Nessa perspectiva, chama para a discussão a fragilidade do reconhecimento das diferenças e a importância da participação da filosofia da educação como catalizadora dos debates sobre a educação inclusiva. O objetivo é investigar possíveis contribuições da filosofia da educação como desafio para uma melhor compreensão de como ações inclusivas podem ser potencializadas no universo da complexidade e das atitudes transdisciplinares. O texto traz suportes teóricos sobre a atitude transdisciplinar e as possibilidades, no universo dessas atitudes, de uma contribuição para qualificar reflexões e ações inclusivas. Reconhece que a educação inclusiva existe em potencial e lhe falta atualização. Destaca que a transdisciplinaridade e a filosofia da educação podem conduzir as reflexões para reconhecer a complexidade da condição humana para depois olhar para o interior de si buscando compreender-se a partir do outro.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Filosofia da educação; Transdisciplinaridade.

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