SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1En el polémico desafío de la educación inclusiva: Una invitación para pensar la complejidad humanaPolítica de Agrupamiento Escolar: ¿Mutación o "muerte" del trabajo de Director Escolar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

GONZALEZ, Marcos C.; MARTIN, Sonia C.  y  ARRIBA, Jorge M.. Experiências de trabalho colaborativo entre professores através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.75-98. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6996.

Durante os anos 2011-2015, o Grupo de Pesquisa-Inovação em Tecnologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca realizou uma pesquisa, financiada pelo Ministério da Ciência e Inovação, com o objetivo de conhecer as conceções, metodologias e práticas profissionais dos professores do Ensino Primário e Secundário sobre a aprendizagem colaborativa através das Tecnologias de Informação e Comunicação, no contexto espanhol, na denominada Escola 2.0. Este artigo centra-se na análise de uma parte dos resultados: o estudo das experiências de trabalho colaborativo mediado por TIC realizadas entre professores do ensino primário e secundário. Utilizou-se uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa) e um método não experimental e descritivo. Salientamos, como conclusão principal, que o trabalho colaborativo por meio das TIC entre os docentes é ainda muito escasso e pobre.

Palabras clave : Inovação educacional; Escola 2.0; Trabalho colaborativo; TIC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons