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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
BOCCHIO, María Cecilia. Política de Agrupamento de Escolas: Mutação ou "morte" do trabalho do Diretor de escola?. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.99-119. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.6651.
A política de Agrupamento Escolar (AE) definiu um novo modelo normativo de organização escolar em Portugal. Através deste artigo, enquadrado numa tese de doutoramento, procuramos explicar (a) o processo histórico até à configuração atual da política de AE. Seguidamente, abordamos (b) as implicações do AE como uma política que, discursivamente, tem como objetivo promover a descentralização do Sistema Educativo português. Posteriormente, apresentamos (c) os principais eixos teóricos e metodológicos do estudo de caso desenvolvido num AE pertencente à Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e (d) alguns dos principais resultados obtidos na investigação. Finalmente, são indicados (e) alguns avanços interpretativos a respeito das mudanças na direção escolar do ficcionalmente chamado "AE Margem", especificamente no trabalho do seu Diretor, uma figura que já não voltará a coordenar e dirigir apenas uma escola.
Palavras-chave : Políticas educativas; Escolar; Diretor de Agrupamento Escolar.