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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CARDOSO, Carlos Luiz; KUNZ, Elenor  e  CUNHA, António Camilo. Fundamentos antropológicos do se-movimentar: Percepção, movimento e salutogênese. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.155-184. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.7383.

O presente ensaio tem como objetivo expandir o estudo do conceito se-movimentar como fundamento para uma Educação Física responsável. A partir de leitura fenomenológico-hermenêutica, destacamos dois autores centrais a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Em seguida, a partir de Paul Christian, emerge a nova compreensão de ser humano que se-move na e pela intencionalidade. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugerimos ainda que a meta educacional seja o mundo das relações em níveis salutares e que o eixo seja o sentido de vida em movimento.

Palavras-chave : Educação Física; Antropologia médica; Percepção-movimento; Se-movimentar.

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