SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Fundamentos antropológicos do se-movimentar: Percepção, movimento e salutogêneseLas identidades docentes y la diferencia en el discurso de los profesores de inglés en la formación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

TREVISANI, Priscila; SCHWARTZ, Gisele; RODRIGUES, Nara  y  TEODORO, Ana Paula. Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos. Rev. Port. de Educação [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.185-206. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6608.

Este estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido por meio de questionário aberto, aplicado a uma amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos técnicos. O seu desenvolvimento é permeado por aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico.

Palabras clave : Dança; Criatividade; Formação profissional; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons